Mapa de Risco

O que é mapa de riscos?


Segurança do trabalho é o conjunto de medidas que são adotadas no intuito de minimizar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, protegendo assim, a integridade dos colaboradores. Uma ação importante desse conjunto é a elaboração do mapa de riscos.


Assim como o nome sugere, mapa de risco é uma representação gráfica dos riscos aos quais os trabalhadores daquele ambiente estão expostos seja utilizando algum equipamento ou realizando tarefas, por isso deve ser de fácil visualização e entendimento de todos.



Qual a sua importância?


Tendo em vista o alto índice de acidentes de trabalho que ocorrem todos os dias, nenhuma empresa deve ignorar os riscos em suas instalações. Qualquer tipo de empresa, seja física ou digital, deve traçar um mapa de riscos caso entenda que os funcionários possam enfrentar acidentes ou doenças ocupacionais.


Isso inclui atividades repetitivas, como digitar em um computador ou atividades detalhadas como telemarketing ou limpeza e manutenção.


As empresas que deixarem de desenvolver um mapa de riscos podem ser multadas de R$ 300 a R$3.500 e poderão receber indenização por acidentes de trabalho.


Para mais, a empresa em questão ainda poderá perder credibilidade no mercado caso a questão passe a ser conhecida, o que quase sempre acontece em um curto espaço de tempo.


Além disso, o principal objetivo do mapa de riscos é proteger a saúde e a vida dos colaboradores. Dependendo do tipo de risco da empresa, pode causar danos irreparáveis ​​à vida, prejudicando permanentemente a qualidade de vida dos servidores dentro e fora da empresa.



Como fazer um mapa de riscos?


O mapa de risco deve ser elaborado pela CIPA - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes - da empresa ou por empresas terceirizadas que tenham experiência em segurança do trabalho. Dessa forma, o primeiro passo é ouvir colaboradores de todas as áreas da empresa para entender quais são os riscos do setor onde eles atuam e que estão sujeitos no dia-a-dia de trabalho.


Em seguida, o mapeamento é feito através de uma representação gráfica de todas as dependências da empresa, contendo os equipamentos e representações das atividades que são realizadas no local. Assim, círculos de diferentes tamanhos e cores são utilizados para representar os riscos de cada ambiente ou atividade.


Os tamanhos dos círculos de acordo com a gravidade do risco são:

  • Círculo grande: alto risco;

  • Círculo médio: risco moderado;

  • Círculo pequeno: baixo risco.


O tipo de risco é ilustrado através das cores dos círculos e cada uma delas apresentam os seguintes significados:


Verde - Risco físico


Corresponde aos riscos de quaisquer lesões físicas que possam ocorrer devido a choques elétricos, movimentações e utilização de maquinário, barulho, vibrações, radiações.


Vermelho - Risco químico


Corresponde ao risco de contato com materiais químicos como gases, ácidos, elementos corrosivos e materiais químicos em geral.


Marrom - Risco biológico


Corresponde ao risco de contato com agentes biológicos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos. Além disso, plantas e animais podem representar qualquer intensidade de risco também são incluídos.


Amarelo - Risco ergonômico

Corresponde ao risco referente à postura e operação no trabalho, ou seja, esforço físico, jornadas prolongadas, repetitividade, uso incorreto de equipamentos e mobiliário.


Azul - Risco de acidentes


Corresponde ao risco referente a todo e qualquer acidente físico que possa ser ocasionado durante o trabalho, como quedas, lesões por manuseio de objetos, atropelamentos, pancadas, batidas.


Como a Torque pode auxiliar na elaboração de um mapa de riscos?


A fim de auxiliar as empresas na identificação dos riscos e potenciais problemas que possam acometer os servidores, a Torque Jr. faz a elaboração de mapas de riscos, visto que esse tema está inserido em Segurança do Trabalho - serviço oferecido na nossa cartilha.


Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela empresa acesse a aba Serviços.